APRESENTAÇÃO DOS RESULTADO PRELIMINARES DA 1ª E 2ª FASE DO CENSO DO DESPORTO 2022

O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), conjuntamente com o INE, apresentou, no dia 27 de fevereiro, os Resultados Preliminares da 1ª e 2ª fase do Censo do Desporto de 2022.  A sessão de abertura foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Dr. Carlos Monteiro, e contou com a presença do Sr. Administrador do IDJ, Dr. Manuel Graciano Sena e Vice-presidente do INE, Dr. Fernando Rocha.   A apresentação dos resultados esteve a cargo da Dra Aliana Varela e do Dr. Bruno Barros, ambos técnicos do INE.

É importante salientar que, este projeto “ 𝙄 𝙍𝙚𝙘𝙚𝙣𝙨𝙚𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙂𝙚𝙧𝙖𝙡 𝙙𝙤 𝘿𝙚𝙨𝙥𝙤𝙧𝙩𝙤” foi financiado pelo Banco Mundial, integrado no projeto Harmonização e Melhoria das Estatísticas na África Ocidental, com o intuito de reforçar o sistema estatístico dos países participantes e dos organismos regionais em África para produzir, divulgar e melhorar a utilização das principais estatísticas económicas e sociais.  Este Censo teve por objetivo conhecer e inventariar um conjunto de dados e indicadores estatísticos sobre o desporto nacional, de modo a dotar os gestores do sistema desportivo nacional de informações credíveis e atualizadas para auxiliar na tomada de decisões e definição de políticas assertivas para o sector.

Este Censo foi feito em três fases: a primeira refere-se a recolha de dados junto as famílias   através de um inquérito sobre uma amostra de indivíduos de 6 anos ou mais onde serão recolhidos dados sobre a prática desportiva, a procura do desporto, perfil dos praticantes de desporto, entre outros. A segunda vertente refere-se a um Recolha de dados junto as infraestruturas desportivas: Levantamento e caraterização de todas as infraestruturas desportivas do país (pavilhões, polidesportivo, pista de atletismo, ginásios, placas desportivas, etc.).

Uma terceira fase a iniciar, brevemente, irá incidir na recolha de dados administrativos junto as organizações desportivas (federações, associações, clubes e escolas de iniciação) e instituições consideradas, por lei, como um subsistema do desporto (Ministério da Educação, Ministério da Defesa Nacional, Ministério do Turismo e as Câmaras Municipais).

anexos

FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
APRESENTAÇÃO RESULTADO PRELIMINARES DA 1ª E 2ª FASE DO CENSO DO DESPORTO 20223 MB 8


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados