APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO RELATÓRIO OUTRAS FORMAS DE TRABALHO/TRABALHO NÃO REMUNERADO 2022

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), realizou, hoje, 07 de novembro, a apresentação pública do Relatório Outras Formas de Trabalho/Trabalho Não Remunerado 2022.

 A sessão de abertura deste evento foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Dr. Fernando Elísio Freire e contou com as intervenções da Sra. Coordenadora Geral da Cooperação Espanhola em Cabo Verde, Dra. Patricia Ramos Fernández, do Sr. Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha e da Sra. Presidente do ICIEG, Dra. Marisa Carvalho.

A apresentação conceitual e metodológica deste relatório foi feita pelo Doutor Adilson Silva, Diretor do Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais do INE, e os principais resultados pela Dra Marisa Carvalho, Presidente do ICIEG.

O Módulo Outra Formas de Trabalho (Trabalho Não Remunerado) apresenta dados recolhidos no âmbito do Inquérito Multiobjetivo Contínuo (IMC) 2022, relativas às atividades laborais realizadas por indivíduos sem receberem em troca um salário ou compensações financeiras. Esse tipo de trabalho abrange diversas esferas da vida, desde o âmbito doméstico até o voluntariado.  No âmbito desta análise, as principais formas de trabalho não remunerado incluem: o trabalho para o próprio consumo; o trabalho voluntário; o trabalho de cuidados a pessoas; e o trabalho de afazeres domésticos. O módulo adota a Resolução I da 19ª CIET de 2013 para a estimação dos principais indicadores de outras formas de trabalho.

No final da cerimónia, foi assinado um protocolo de colaboração entre o ICIEG e o INE, protocolo este que estabelece um compromisso de colaboração entre o INE e o ICIEG, para atualização do Observatório de Género de Cabo Verde.

 

 

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Emprego e Mercado de Trabalho

Relacionados