ATELIER DE DIVULGAÇÃO DA RETROPROJEÇÃO DA POPULAÇÃO DE CABO VERDE 2010-2021 E DAS PROJEÇÕES DEMOGRÁFICAS DE CABO VERDE 2021-2040

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, hoje, 23 de junho, o Atelier de divulgação da Retroprojeção da População de Cabo Verde 2010-2021 e das Projeções Demográficas de Cabo Verde 2021-2040. A sessão de abertura foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado das Finanças, Dr. Alcindo da Cruz Mota, e contou com a intervenção inicial do Sr. Representante Residente do PNUD, UNICEF e UNFPA, Dr. David Matern, Sr. Encarregado de Negócios da Embaixada de Luxemburgo, Dr. Thomas Barbancey e o Sr. Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso.

Durante o Atelier foram feitas duas apresentações, uma pelo Dr. Gabriel Borges, consultor brasileiro, que incidiu sobre os “Aspetos Conceituais de Projeções e Estimativas da População”, e uma outra pela Dra Elga Tavares, Coordenadora da Divisão de Recenseamento e Inquéritos Especiais, que apresentou “As Estimativas e Projeções Demográficas de Cabo Verde 2010 a 2040”.   As apresentações suscitaram um grande debate, com vários comentários, pedido de esclarecimentos, entre outros.

É importante realçar que o INE, enquanto órgão executivo central de produção e difusão das estatísticas oficiais no âmbito do Sistema Estatística Nacional, elaborou a Retroprojeção da População de Cabo Verde 2010-2021 e as Projeções Demográficas de Cabo Verde 2021 a 2040, atividades levadas a cabo na sequência da divulgação dos dados do Recenseamento Geral da População e Habitação 2021, seguindo-se as melhores práticas, recomendadas e comparáveis internacionalmente.

As projeções populacionais, em particular, são a principal fonte de dados populacionais entre o período intercensitário, fornecendo estimativas e indicadores demográficos importantes para o planeamento e monitoramento de políticas e ações nos setores público e privado.

No contexto político, a projeção demográfica tem sido usada para orientar nas políticas públicas em áreas como à educação, saúde, previdência social, planeamento urbano controlo de natalidade, migração e políticas de envelhecimento. Por exemplo, a projeção demográfica pode ser usada para estimar o número de idosos que precisarão de cuidados de saúde (nos diferentes níveis) e previdência social no futuro, ou então estimar o número de crianças em idade escolar numa determinada região, nos próximos anos, o que pode ajudar os governos a planear a construção de escolas e a contratação de professores.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Projecções Demográficas

Relacionados