ATELIER SOBRE A CONTA SATÉLITE DO TURISMO

O INE realizou, hoje, 16 de abril, um Atelier sobre a Conta Satélite do Turismo (CST), com os principais stakeholders do país, para a partilha de conhecimentos, desafios e recolha de subsídios sobre o processo de produção da mesma. A Conta Satélite do Turismo é a norma internacional para medir os efeitos diretos do turismo na economia de um país e tem como objetivos principais: medir o peso do turismo na economia de Cabo Verde; conhecer a estrutura da procura turística e da oferta turística, avaliar a capacidade do turismo como gerador do emprego, entre outros.

Foi feita uma apresentação sobre os conceitos, nomenclaturas, fontes de informação e as tabelas propostas pela CST, tanto as da demanda, como as da oferta. Ainda, foi apresentado o ficheiro de trabalho, em Excel, com as várias tabelas onde estão a ser feitos os cálculos.

Depois desta apresentação, abriu-se um período de debate e recolha de subsídios dos participantes. A Associação das Agências de Viagens de Cabo Verde mostrou interesse em apoiar o INE na obtenção das informações sobre os excursionistas, tanto a nível do turismo recetor, como do interno.

Os representantes das Universidades demonstraram interesse em partilhar os conhecimentos que têm adquirido com as suas investigações em curso, e as já realizadas neste domínio.

A representante da Direção Nacional do Ambiente quis saber se o turismo de base comunitária também será integrado na Conta Satélite do Turismo e se a sustentabilidade ambiental é uma mais valia para o turismo, e como seria incluído em todo esse processo.

No final do Atelier, todos os participantes acharam interessante a iniciativa do INE em ter reunido os parceiros para discutir um produto que está a ser construído, pela partilha de conhecimentos e recolha de subsídios.

  



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Contas Satélites do Turismo

Relacionados