INE participa no 61º Congresso Mundial de Estatística em Marrakech-Marrocos

O INECV participou, de 16-21 de julho, no 61º Congresso Mundial de Estatística em Marrakech, Marrocos. Este congresso reuniu especialistas/peritos internacionais para troca de experiências, exposição de pesquisas e evidências empírica em diferentes áreas e domínios relevantes da estatística em prol da produção de conhecimentos e apoio à tomada de decisão.  Do INE CV participaram o Sr. Presidente do INE, Doutor Osvaldo Monteiro Borges e Dr. Carlos Mendes, Coordenador Técnico do Praia City Grupo.

No dia 19 de julho, o Doutor Osvaldo Monteiro Borges, na qualidade do Presidente do Praia City Grupo em Estatísticas de Governança, apresentou o paper “importância de Estatísticas de Governança: caso de grupo Praia”, mostrando, entre outras ideias fortes, alguns dados relevantes provenientes do módulo Governança, Paz e Segurança (GPS-2013, 2016). Ressaltou ainda que Cabo Verde pode ter um papel de líder através do Praia City Grupo e da SHaSa GPS para apoiar os países e instituições interessados em implementar e produzir as estatísticas de governança.

Durante o congresso, o INECV participou nas seguintes sessões: The Role of SDMX in official Statistics, Recent Practices in Quality Assurance in national Statistical Offices e Measuring the SDG16.

O INECV realizou varias reuniões paralelas, no decorrer do congresso,  designadamente: encontro com a associação dos contabilistas/especialistas em Sistemas de Contas Nacionais em simultâneo com o Diretor de Contas Nacionais de HCP de Marrocos para reconfirmar os protocolos existentes em matéria de contas Nacionais; encontro com o ex. representante do BAD, Dr. Rafik, onde se trocou ideias e pistas de projetos interessantes e estruturantes para o INE;  e encontro paralelo com especialista de inquéritos de HCP de Marrocos: possibilidade de protocolo sobre importância e implementação de um inquérito em painel/longitudinal.

IMG_1038 IMG_1099

IMG_1100 IMG_1189

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Governança Paz e Segurança

Relacionados