Seminário Recolha de Dados Electrónicos sobre as Estatísticas da Governança, Paz e Segurança (GPS-SHaSA)

A União África, em parceria com as Nações Unidas e o INE, realiza de 08 a 12 de maio, o Seminário Recolha de Dados Electrónicos sobre as Estatísticas da Governança, Paz e Segurança (GPS-SHaSA), destinado aos Institutos Africanos de Estatística. Estão presentes neste seminário representantes dos INe’s de Cabo Verde, Nigeria, Niger, Kenya, Uganda, Malawi, Seycheles, Tchad, Costa de Marfim, Burundi, South Africa- APRM, Togo, Guinea- Conakry, Mali e também organismos internacionais como PNUD de Etiophia, de Malawi, Nigeria, de Cabo Verde e União Africana.

A sessão de abertura foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, Luis Filipe Tavares, com a presença da Sra Representante do PNUD em Cabo Verde, Ulrika Richardson, Sr. Representante da União Africana, Jose Awong Alene, e o Senhor Vice-Presidente do INE de Cabo Verde, Celso Soares.

GPS-SHaSA é um projeto da União Africana, com apoio técnico de PNUD, que tem como a ambição a harmonização das estatísticas a nível do continente africano, ou seja, capacitar os países a gerar informações estatísticas oportunas, confiáveis e harmonizadas, cobrindo todos os aspetos da integração política, económica, social e cultural da África.

É um projeto de interesse comum de todos os países africanos, e a sua adoção constitui um ponto de viragem para as estatísticas, mas também para as instituições governamentais que precisam destes dados para delinear políticas fundamentadas em evidências. É importante salientar que as estatísticas da governança medem os Direitos Humanos, Integridade e Transparência, Estado de Direito, e a Governação.

A pedido da União Africana, em 2012, o PNUD prestou apoio a 5 países para pilotar a ferramenta de recolha de dados GPS SHaSA. Os 5 países são Côte d’Ivoire, Camarões, Malawi, Quénia e Cabo Verde. Devido à alta demanda e interesse pela iniciativa, quatro países nomeadamente Mali, Burundi, Uganda e Tunísia também pilotaram os instrumentos, utilizando os seus próprios recursos. A experiência adquirida com a fase-piloto tornou evidente que uma ferramenta integrada se tornou necessária para evitar a multiplicidade de ferramentas, a duplicação de esforços e o desperdício de recursos escassos

É neste âmbito que se realiza este seminário com o propósito de formar os profissionais dos INE’s da África Subsariana a melhorarem as suas capacidades no concernente ao desenvolvimento das suas competências em empregar métodos modernos de recolha e análise de dados, bem como na divulgação de dados estatísticos. Os objetivos específicos deste seminário são: introduzir nos INE´s o uso das TIC para o gerenciamento de dados do GPS;  apreender e compreender os componentes do hardware e software na recolha de dados electrónicos; analisar e disseminar dados de GPS; facilitar a demonstração de  práticas da recolha de dados eletrónicos  usando ferramenta atual do GPS – ShaSA; demonstrar uma ampla gama de habilidades e estratégias de comunicação relevantes na análise e disseminação da estática do GPS e, por ultimo,  promover o relacionamento e o fortalecimento do trabalho em rede entre os  INE´s.

Cabo Verde acolhe pela quarta vez um evento  sobre GPS, o primeiro foi  “Atelier de Validação Nacional – Módulo Paz e Segurança e Módulo Governança” (7 e 8 de agosto de 2013); o segundo “Atelier sobre análise de dados de Governança, Paz e Segurança – GPS” (14 a 18 de abril de 2014); o terceiro “ Atelier em metodologia SHaSA – GPS ( 5 e 6 junho 2014),  sendo que neste foram apresentados os resultados do Inquérito Governança, Paz e Segurança (GPS), um dos módulos do Sistema Integrado do Inquérito Multi-objectivo Contínuo realizado pelo INE, e discutida a metodologia de GPS. Todos foram promovidos por PNUD e União Africana, em parceria com o Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde.

DSCF1944 DSCF1935 DSCF2010 DSCF1980



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Governança Paz e Segurança

Relacionados