WORKSHOP PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS REGISTOS ADMINISTRATIVOS

No âmbito da execução da ação IX. “Criar as condições para uma utilização ótima dos dados administrativos para a produção de estatística oficial” prevista na ENDE 2017-2021 e no quadro da implementação do processo de avaliação das politicas públicas em Cabo Verde, o INE em colaboração com o Banco Mundial, realiza,  de 05 a 8 de novembro,  um Workshop para Avaliação da Qualidade dos Registos Administrativos,  a fim de se  apropriar da Ferramenta de Avaliação da Qualidade dos Registos Administrativos (FAQRA) para a produção de indicadores do Impacto e “quadros lógicos” que permitam avaliar e monitorizar os principais programas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A sessão de abertura foi presidida pela Sua Excelência a Sra Representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Fatou Fall, com a presença do Vice-Presidente do INE, Celso Soares.

Segundo o Vice-Presidente do INE, “desde há muito tempo o INE vem produzindo uma série de estatísticas utilizando dados administrativos que lhe são fornecidos por diversas instituições, a titulo de exemplo o Comércio Externo com os dados da Direção Nacional de Receita do Estado, as Contas Nacionais com os dados das Câmaras Municipais, Tribunal de Contas e Administração Pública, etc. dados esses de elevada qualidade pois, caso contrário, o INE não os utilizaria para a produção da estatística”.

A Sra Representante do Banco Mundial enfatizou o papel do Banco Mundial no seguimento e monitorização dos indicadores do PEDS e a importância dos Registos Administrativos na produção desses mesmo indicadores. Também deu ênfase ao INE como órgão central do Sistema Estatístico Nacional e o seu papel na coordenação dos registos que provêm de diferentes fontes e a avaliação da sua qualidade.

_1333552 _1333543

_1333532 _1333521



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Comércio Externo
  • Contas dos Setores Institucionais

Relacionados