INE realiza Seminário de Apresentação dos Resultados do Diagnóstico do SEN para a Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) 2017-2021

O INE realizou, hoje, 04 de outubro, o seminário de apresentação dos resultados do diagnostico do estado do Sistema Estatístico Nacional (SEN).

O objetivo do seminário foi de apresentar e discutir os resultados desse diagnostico com os órgãos do SEN, outros serviços públicos produtores de estatística, serviços públicos utilizadores de estatísticas oficiais, parceiros de cooperação e os órgãos de comunicação social, a fim de recolher subsídios para a sua validação.

O Sistema Estatístico Nacional deu inicio a elaboração da sua terceira Agenda Estatística denominada “ENDE 2017 a 2021”. O processo de elaboração de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatístico contempla várias etapas desde a elaboração do Roteiro à elaboração do Plano de Ação.

 O roteiro foi concebido e validado pelo Conselho Nacional de Estatística e procedeu-se depois ao processo de elaboração do diagnostico com o objetivo de avaliar o estado atual do Sistema Estatístico Nacional (tendo em conta os diferentes atores que compõem o SEN); identificar os pontos fortes e fracos do SEN; identificar pistas com vista ao melhoramento do SEN mediante a incorporação na ENDE e a recolha de informações com vista a elaboração do relatório final da ENDE.

A sessão de abertura do seminário foi presidida pelo Presidente do INE, Osvaldo Borges, com a presença da Administradora do INE, Maria Gorete Carvalho e o Coordenador da ENDE, Fernando Rocha.

No seu discurso, o Presidente do INE ressaltou o fato de que “o diagnóstico a ser apresentado constitui a principal componente da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE). O INE está a elaborar a sua 3ª Agenda Estratégia, 2017 a 2021. Este processo está a ser feito em articulação com os documentos nacionais mormente o PEDS 2017-2021, agendas regionais (Agenda 2063) e internacional (Agenda 2030) por forma a permitir o seguimento e avaliação dos indicadores constantes dessas agendas”.

Após a abertura, o Consultor Nacional, Miguel Cruz apresentou os resultados do diagnostico feito ao estado do SEN enfatizando a metodologia utilizada, o ambiente institucional, analise SWOT dos atores do SEN, ponto de situação do Órgãos Delegados do INE (ODINES) e a avaliação dos utilizadores.

Durante o seminário, houve varias intervenções onde se incidiram principalmente nos pontos fracos evidenciados, especificamente a coordenação do SEN, difusão da informação estatística a e a sua pouca utilização como suporte para elaboração de politicas e tomada de decisões, entre outros. Essas contribuições foram muito importantes para o enriquecimento do documento de diagnostico que dentro em breve será finalizado.

No final, o Coordenador da ENDE, Fernando Rocha expôs as próximas etapas que consistem na definição da visão para os próximos 5 anos, dos objetivos estratégicos e na elaboração do plano de ação.

O encerramento do seminário foi feito pelo Presidente do Conselho Nacional de Estatística, Raimundo Lopes.

DSCF4418DSCF4498

DSCF4473DSCF4446



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Outros

Relacionados