ATELIER: CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS E APROVEITAMENTO DOS REGISTOS ADMINISTRATIVOS PARA FINS ESTATÍSTICOS

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, no dia 27 de abril de 2022, um atelier sobre o Código de Boas Práticas (CBP) e o Aproveitamento dos Registos Administrativos (ARA) para fins estatísticos, em que estiveram presentes profissionais e dirigentes de instituições de estatística, entidades produtoras e utilizadoras de informação estatística, Órgãos Delegados do INE (ODINES), entre outras.

O objetivo principal do atelier foi sensibilizar os participantes para a importância e a necessidade de apropriação destes instrumentos nas instituições que produzem informação estatística. Igualmente, foram mostrados os 17 princípios do CBP a ser utilizados assim como as diretrizes que estiveram na base da sua elaboração e as suas implicações na produção estatística, visando promover a melhoria da qualidade e da confiança das estatísticas produzidas em Cabo Verde. Quanto ao ARA, basicamente foram apresentados o conceito, as suas vantagens e implicações, a ferramenta que já foi utilizada em alguns ODINES em Cabo Verde e as experiências internacionais.

Na sessão de abertura, o Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, enfatizou a necessidade de implementação do CBP e ARA como sendo dois grandes desafios de Sistema Estatístico Nacional.

Anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
programa-atelier-00000002806 KB


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados