COMISSÃO DE ESTATÍSTICA DAS NAÇÕES UNIDAS (CENU) APROVA HANDBOOK EM ESTATÍSTICAS DA GOVERNANÇA

No âmbito do Grupo Praia em Estatísticas da Governança (Grupo Praia), a Comissão de Estatística das Nações Unidas (CENU), na sua 51ª sessão que decorre entre 3 e 6 de março, em Nova Iorque, aprovou, no dia 5 de março (ontem), o Handbook em Estatísticas da Governança, assim como, o relatório final do Grupo Praia (E/CN.3/2020/19) apresentados pelo INE de Cabo Verde (mandato para o período de 2015-2020). Ainda, a referida Comissão considerou às recomendações do Relatório que, entre outras, propunha a continuidade dos trabalhos do Grupo Praia para 2020-2025.

O Secretariado do Grupo Praia, liderado pelo INE de Cabo Verde, foi fortemente felicitado pelos países e instituições internacionais presentes na 51ª sessão por ter conduzido com sucesso e ao mais alto nível este City Group, de dimensão mundial e ter cumprido a entrega do Handbook no prazo estabelecido pela Comissão. Segundo alguns membros do Steering Committee, é um dos mais eficientes City Group no que tange ao cumprimento do seu mandato estabelecido pela CENU.

Não obstante este inovador mas árduo e complexo trabalho que culminou neste Handbook, o INE de Cabo Verde considera que a sua produção foi um esforço conjunto de instituições de estatística, organizações internacionais e organizações da sociedade civil. Neste sentido, aproveita a oportunidade para agradecer a colaboração de todos aqueles que direta e indirectamente contribuíram para este resultado. Este sucesso não é só do INE de Cabo Verde mas sim de todo o Sistema Estatística cabo-verdiano, do país, da África e do mundo.

Recorda-se que o Grupo Praia é o primeiro e único city group em África. Foi criado em 2015 pela CENU com a finalidade de tratar de questões de conceptualização, metodologia e instrumentos no domínio das estatísticas de governança. A iniciativa apresentada pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde é uma plataforma especializada, que visa incentivar os países a produzir estatísticas de governança com base em metodologias documentadas.

Anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
2020-19-PraiaGroup-E207 KB
Introduction_PraiaGroupReport_Item3(O)_v266 KB


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados