ENCONTRO COM OS EMPRESARIOS NA PRAIA NO ÂMABITO DO VI RECENSEAMENTO EMPRESARIAL (VI RE)

O INE, em parceria com a Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), realizou, hoje, 08 de agosto, um encontro com os empresários com objetivo de socializar o projeto e a estratégia de sensibilização VI Recenseamento Empresarial (VI RE), de forma a sensibilizar/ informar os empresários da importância da realização desta grande operação estatística.

A Abertura deste evento contou com a participação do Vice-Presidente da CSS, Dr. Alexandre Pires e com o Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha.

A apresentação do Projeto VI RE foi feita pelo Dr. Nataniel Barros, Coordenador da Divisão das Estatísticas Empresariais e dos Índices e a Estratégia de Sensibilização pela Dra Carmem Cruz, Coordenadora do Gabinete de Comunicação, Difusão e Cooperação do INE.

Após as apresentações feitas, houve um grande debate e várias intervenções dos empresários, dando pistas sobre indicadores necessários a produzir que facilitaria o planeamento estratégico das empresas, bem como permitiria responder aos programas em curso e a realização de estudos específicos como o impacto ambiental e social nas atividades empresariais, entre outros.

Importa realçar que esta operação estatística é realizada, de forma exaustiva, junto de Unidades Económicas do Tipo Empresarial, existentes em Cabo Verde, com o objetivo principal de fornecer informações estatísticas mais abrangentes e relevantes para o cálculo do Produto Interno Bruto e para a atualização dos principais indicadores e agregados macroeconómicos. Permite também atualizar a base de amostragem e o cálculo dos indicadores estatísticos de curto prazo nos diversos setores de atividade.

A sua realização permitirá conhecer, de forma aprofundada e pormenorizada, o tecido empresarial Cabo-verdiano e o seu peso na economia, designadamente do ponto de vista do volume de atividade e do emprego, mas também fornece dados detalhados sobre a demografia empresarial e permite atualizar o Ficheiro de Unidades Estatísticas – Empresas e Estabelecimentos que constitui a base de amostragem de todos os inquéritos junto de unidades económicas de tipo empresarial.

O encerramento deste encontro esteve a cargo do Dr. José Luis Neves, Secretário Geral da CCS.

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Estatísticas Empresariais

Relacionados