INE APRESENTA OS RESULTADOS DO VI RECENSEAMENTO EMPRESARIAL (VIRE)

O INE apresentou, hoje, 12 de janeiro, através de conferência de imprensa, os resultados do VI Recenseamento Empresarial (RE), sendo que a apresentação esteve a cargo do Dr. Nataniel Barros, Coordenador das Estatísticas Empresariais e Índices.

Segundo os resultados, em 2022, existiam em Cabo Verde 18.160 empresas, dentre as quais, 156 terão suspendidas as atividades ou sido dissolvidas até setembro de 2023; apenas cerca de 22,9% tinham contabilidade organizada; empregavam 93.230 trabalhadores, sendo 4.208 não remunerados; a faturação dessas empresas ascendeu a 355 milhões de contos, sendo 129 mil contos relativas às empresas com atividade suspensa ou dissolvidas. Na ilha de Santiago estão sedeadas 46,5% das empresas, seguida de São Vicente e Sal com 16,8% e 14,2%, respetivamente. Nas outras ilhas estão sedeadas 22,5% das empresas.

 É importante informar que esta operação estatística foi realizada, de setembro a outubro de 2023, de forma exaustiva, junto de Unidades Económicas do Tipo Empresarial, existentes em Cabo Verde, com o objetivo de conhecer o tecido empresarial Cabo-verdiano e o seu peso na economia, designadamente do ponto de vista do volume de atividade e do emprego, mas também informações detalhadas sobre a demografia empresarial e possibilitou atualização do Ficheiro de Unidades Estatísticas – Empresas e Estabelecimentos que constitui a base de amostragem de todos os inquéritos junto de unidades económicas de tipo empresarial.

Fornece, igualmente, informações estatísticas mais abrangentes e relevantes para o cálculo do Produto Interno Bruto e para a atualização dos principais indicadores e agregados macroeconómicos, bem como atualizar a base de amostragem e o cálculo dos indicadores estatísticos de curto prazo nos diversos setores de atividade.

 

Anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
Apresentaçao Resultados VIRE783 KB


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Estatísticas Empresariais

Relacionados