ENCONTRO INFORMAL DE PRESIDENTES E DGs DOS INEs DA CPLP

Teve lugar no dia 26 de novembro do corrente ano um Encontro Informal de Presidentes e Diretores Gerais dos Institutos Nacionais de Estatística (INE) da CPLP, em que participaram todos os Presidentes/Diretores Gerais dos países e também os responsáveis da cooperação desses INEs. Da parte do INE de Cabo Verde, participaram o Presidente, Doutor Osvaldo Borges, e os profissionais pela cooperação estatística, Dra Carmem Cruz e Dra Ruth Pinto.

O objetivo desse encontro foi de relançar o Programa Estatístico da CPLP, discutir a organização da próxima Conferência Estatística, bem como analisar temas de interesse como a última ronda dos Censos da População e Habitação e os desafios colocados à produção estatística pela pandemia COVID-19.

Primeiramente foi apresentado o ponto de situação e as perspetivas de relançamento das atividades de cooperação pelo INE de Portugal, com enfase nas novas áreas a serem abrangidas designadamente os ODS, a Comunicação, a Difusão, etc. Ficou decidido a retoma das atividades de cooperação com a capacitação presencial e online, conforme a evolução da pandemia da COVID-19.

Todos os países apresentaram os constrangimentos e algumas inovações que foram impostas pela pandemia da COVID 19 na produção e difusão das estatísticas, designadamente alguns atrasos na produção e divulgação das estatísticas oficiais, devido sobretudo às condições de realização do teletrabalho nessas instituições/países. Ainda, apresentaram as inovações introduzidas tais como a realização de inquéritos online e através de telefone como alternativa à recolha presencial.

No concernente à ronda dos censos da população no contexto da pandemia, Cabo Verde e Portugal já realizaram os censos com a implementação de algumas inovações, protocolos sanitários e medidas (na logística e na metodologia de recolha de dados), sendo que os restantes países estão neste momento a preparar os seus censos. Os que já realizaram e os que têm maiores experiências como Portugal, Brasil e Cabo Verde comprometeram-se em dar alguma assistência técnica aos outros países que estão na fase de preparação.

Na última Conferência da CPLP realizada em 2019, em Malabo, Guiné Equatorial, ficou acordado que a Guiné Bissau iria acolher a próxima reunião da CPLP em 2021, e caso houvesse algum constrangimento Cabo Verde iria assumir essa realização. Devido à pandemia, a Conferência foi adiada para 2022. Esse ponto foi discutido nesta reunião e Guiné Bissau reafirmou o seu interesse em assumir e acolher a próxima reunião. Devido ao aumento de casos de pandemia em alguns países e o surgimento de novas variantes, esse assunto ficou para ser discutido num novo encontro a ser realizado no primeiro trimestre de 2022. Caso a situação não permitir que seja realizada presencialmente, será realizada, em última instancia, através de um Webinar.

 IMG_20211126_122615 (3)    IMG_20211126_122607 (2)

    IMG_20211126_122732 (3)   IMG_20211126_122732 (2)

 

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados