FORMAÇÃO EM ANONIMIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE DADOS DIRIGIDO AOS TÉCNICOS DO INE

O ciclo de vida de uma operação estatística finaliza na disseminação dos micro-dados estatísticos, sendo ela uma das missões do INE. Porém, nos termos da lei, os micro-dados devem ser postos à disposição dos utilizadores apenas se forem anonimizados, ao ponto de não colocar em causa a proteção dos dados individuais.

Neste sentido, e no âmbito do Projeto de Harmonização e Melhoria de Estatísticas na África Ocidental (HISWA), o Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o Banco Mundial, realiza de 11 a 19 de setembro, uma ação de formação em Anonimização e Disseminação de Dados, direcionado aos técnicos do INE.

Esta formação tem por objetivo capacitar os técnicos do INE para as diferentes operações necessárias ao sucesso da divulgação de micro-dados efetuada pela instituição, incluindo documentação de micro-dados e anonimização de micro-dados. Ou seja, dotá-los de técnicas e ferramentas necessárias para o processo de anonimização de micro-dados, bem como da sua documentação.

A sessão de Abertura foi presidida pelo Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso e pelo Senhor Gestor de Projetos da UGPE, Dr. José Fernandes, e contou com a presença do consultor do Banco Mundial, Dr. Thijs Benschop.

        

 

 

 

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados