I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ESTATÍSTICA – MATRIZ DE CONTABILIDADE SOCIAL (MCS)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou no dia 15 de março a I Conferência Nacional de Estatística com o objetivo de discutir e apresentar aos profissionais da área, parceiros e investigadores a Matriz de de Contabilidade Social (MCS) de Cabo Verde relativa a 2017, uma matéria que é produzida, primeira vez, neste país.
A Matriz de Contabilidade Social (MCS) é um importante instrumento de trabalho no planeamento ao nível macroeconómico, porque para além de fazer um retrato do sistema económico, e de descrever as relações funcionais e institucionais, serve também de base para a criação de modelos econométricos capazes de analisar o funcionamento do sistema económico e simular os efeitos das intervenções de políticas económicas.
O Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, deu as boas vindas aos participantes. O Presidente do CNEST, Mestre Raimundo Lopes, proferiu o discurso de abertura. Doutor Borges explicou que esta Conferência se enquadra nas atribuições estatutárias do INE na medida em que deve promover bienalmente a realização de uma conferência estatística nacional. Referiu que o MCS 2017 tem uma grande importância tanto para economia cabo-verdiana como a investigação cientifica em Cabo Verde. Considera que é fundamental que as decisões sejam suportadas por uma metodologia científica e alicerçadas em estatísticas credíveis, tirando assim o carácter meramente pessoal e intuitivo do decisor. Ainda, anunciou, tal como noutros países, a criação para este ano de uma Revista Cientifica do INE sobre temas da realidade cabo-verdiana, utilizando dados existentes no INE e contando com a participação de investigadores nacionais e estrangeiros. Mestre Raimundo Lopes, além de abordar a importância da MCS para o Sistema Estatístico Nacional, realçou que a informação estatística oficial é um instrumento fundamental não só para a tomada de decisão como também para o reforço da identidade nacional e de formação de uma opinião pública informada numa base objetiva.
Durante a conferência, os palestrantes abordaram, com conhecimento e competência, os temas agendados (ver agenda). Houve debate com a participação de várias instituições.
A sessão de encerramento foi feita pelo Presidente do INE. Estiveram presentes profissionais de vários setores, docentes e alunos das Universidades, representantes dos ODINES e representantes dos organismos internacionais. O evento foi realizado no auditório do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais.
_1444340_1444324
_1444330 _1444360

Anexos

FicheiroTamanho do ficheiro
Programa Matriz - João de Pina png-02 (002)724 KB


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados