INE APRESENTA OS RESULTADOS DO I RECENSEAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS TURÍSTICOS

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentou, hoje, 27 de maio, os resultados do I Recenseamento dos Estabelecimentos Turísticos em Cabo Verde.
O INE, conjuntamente com o Ministério do Turismo e Transportes (MTT), realizou, entre novembro e dezembro de 2021, o I Recenseamento dos Estabelecimentos Turísticos no país. Neste recenseamento foram contadas e georreferenciadas todas as empresas e estabelecimentos turísticos que exerciam a atividade deste setor em Cabo Verde, registadas ou não, e que sejam visíveis e fixas. Foram georreferenciadas e recenseadas todos as empresas e estabelecimentos turísticos mormente as Boutique (apenas para os boutiques dentro dos hotéis); Comércio a retalho de artigos de segunda mão, em estabelecimentos especializados (artesanatos); Transportes marítimos de passageiros; Transportes aéreos de passageiros; Estabelecimentos hoteleiros; Parques recreativos, parques de caravanas e parques de campismo; outros locais de alojamento; Restaurantes; Estabelecimentos de bebidas; Aluguer de veículos automóveis, entre outros.
De acordo com os resultados obtidos, em 2019, existiam em Cabo Verde 2.440 empresas exercendo pelo menos uma atividade relacionada com o setor do turismo. Em dezembro de 2021 (por ocasião da recolha dos dados), 123 dentre estas empresas tinham atividade suspensa e outras 61 tinham sido dissolvidas, outras 70 aguardavam o início da atividade. Empregavam 20.936 pessoas, sendo 1.577 não remunerados, sendo 10.482 do sexo masculino e 10.454 do sexo feminino; geraram Volume de Negócios no valor de 67.415 milhões de escudos. As empresas sedeadas na ilha do Sal realizaram 64,2% deste valor, seguidas pelas empresas de Santiago e São Vicente com 17,1% e 9,8%, respetivamente.
Em 2019, havia 231 estabelecimentos turísticos com Estatuto de Utilidade Turística, sendo 17 de instalação, 208 de funcionamento e 6 de remodelação.


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados