INE assina protocolo de colaboração com a ANAS

O INE assina, hoje, 13 de setembro, um protocolo de colaboração com a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS). Este protocolo permite, essencialmente, ao INE apoiar a ANAS na conceção e o desenvolvimento de instrumentos técnicos e metodológicos para a produção e difusão das estatísticas do setor da água e saneamento de elevada qualidade.

Durante a cerimónia, o Presidente da ANAS, Miguel Moura, na sua intervenção, enfatizou que este protocolo vai possibilitar que as estatísticas do setor da água e saneamento passem a ser produzidas segundo as normas e os padrões recomendadas pelo INE e pelas Nações Unidas e, também, permitir à sociedade ter em mente o que se faz no domínio da água e saneamento e o valor produzido pelos investimentos efetuados em Cabo Verde. A ANAS deve produzir informações estatísticas credíveis aos decisores públicos e privados, agentes políticos, câmaras municipais, investigadores e sociedade em geral, para que conheçam a importância da água no tecido económico e social em Cabo Verde. Referiu, ainda, que a outra componente essencial deste protocolo é a formação dos técnicos da ANAS.

No seu discurso, o Presidente do INE, Osvaldo Borges, realçou que se sente satisfeito quando as instituições cabo-verdianas manifestam o interesse em aderirem ao Sistema Estatístico Nacional e que isto se enquadra num dos objetivos estratégicos da nova agenda estatística 2017-2021 “Integrar todos os produtores públicos de informação estatística do país…“. Sublinhou a disponibilidade do INE em apoiar a ANAS neste processo e que é importante a produção das estatísticas da água e saneamento para responder não só as necessidades institucionais de tomada de decisão como também aos compromissos nacionais designadamente as agendas nacionais (PEDS 2017-2021), regional (2063) e mundial (2030). Informou que o INE pretende realizar de 1 a 5 de outubro de 2018 uma formação eminentemente prática em estatística a todos os órgãos produtores de informação estatística. Concluiu, afirmando, que o Sistema Estatístico Nacional sairá a ganhar com este protocolo.

_1088006Foto _1088053Foto _1088066Foto



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados