INE comemora do Dia Africano de Estatistica sob o lema “Melhorando vidas, melhorando as estatísticas económicas”

Comemora-se, no dia 18 de novembro, o dia Africano de Estatística este ano sob o lema ” Melhorando vidas, melhorando as estatísticas económicas “, lema este proposto pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA).

O lema deste ano, “Melhorando vidas, melhorando as estatísticas económicas “, foi escolhido para chamar a atenção dos decisores políticos, parceiros técnicos e financeiros, produtores de dados, pesquisadores e público em geral sobre a importância das estatísticas económicas. Permite desenvolver advocacia para o papel das estatísticas económicas no cotidiano, na produção, gestão e disseminação de estatísticas oficiais, bem como na melhoria de todos os setores da economia nacional, bem como vidas humanas para atingir os objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 e da Agenda 2063 da África.

O INE, para esta comemoração, realizou , hoje 23 de novembro, uma Jornada com o intuito de efetuar o lançamento das Atividades do III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (III IDSR) e divulgar novos produtos como o Anuário Estatístico 2016, Perfil de Pobreza, III IDRF- Álcool em Cabo Verde, Sistema Estatístico e a sua capacidade para responder aos indicadores dos ODS e alguns resultados estatísticos, designadamente os resultados das Contas de Saúde de 2012-2014, Inquérito ao Gastos e Satisfação dos Turistas 2016 e as Estatísticas do Banco de Cabo Verde.

A sessão de abertura foi proferida pela sua Excelência o Sr. Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, e contou com a presença da Sra Representante Ajunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, Ilaria Carnevali, do Sr. Representante da OMS, Mariano Castellon e do Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges.

Segundo o Presidente do INE, “nos anos anteriores, o INE apresentava, nesta data, vários produtos estatísticos. Este ano, decidimos mudar este cenário. A partir de agora, pretendemos que seja o Sistema Estatístico Nacional a apresentar os estudos e resultados estatísticos que permitam retratar aspetos de boa governação do país. Para sustentar este fato, é a primeira vez que o Banco de Cabo Verde participa ativamente na comemoração desta data, apresentando as estatísticas monetárias e financeiras. Deixamos aqui o desafio para que nos próximos anos os outros produtores façam o mesmo”.

O Sr. Represente da OMS salientou que “a Contas Nacionais de Saúde (CNS) foi projetada especificamente para ajudar os políticos em seus esforços para entender os seus sistemas de saúde e para melhorar o desempenho do sistema. A informação da CNS é útil para a tomada de decisões porque fornece informações valiosas para formuladores de políticas, como relatórios de status no atual uso de recursos financeiros, monitoramento das tendências de despesas e indicadores globalmente aceites para permitir a comparação do desempenho do sistema da saúde do país em relação aos outros países. “

Segundo as palavras da Sra Representante Ajunto do PNUD, UNFPA e UNICEF “ o lema deste ano testemunha a importância chave que as estatísticas económicas representam para o desenvolvimento da África. O Dia Africano da Estatística é celebrado com o objetivo de aumentar a consciencialização pública sobre a importância da estatística no continente em todos os aspetos da vida socio-económica e politica.”

O Sr. Ministro da Saúde e Segurança Social no seu discurso de abertura enfatizou que “a evolução positiva dos indicadores de saúde em Cabo Verde, testemunha os ganhos conseguidos, apesar de dificuldades experimentadas decorrentes dos novos desafios inerentes às mudanças no perfil epidemiológico e demográfico do país onde doenças cronicas não transmissíveis como a diabetes e as de foro oncológico como o cancro da mama e do colo do útero, na mulher e da próstata no homem, vão ganhando as primeiras posições como causas de morbilidade e mortalidade no Pais.”

Foto-14 Foto-21

Foto-25Foto-31



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Gastos e Satisfação Turístico
  • Pobreza
  • Saúde

Relacionados