INE COMEMORA OS SEUS 25 ANOS

O Instituto Nacional de Estatística (INE) comemora, no dia 23 de dezembro, os seus 25 anos de existência. Criado com o intuito de produzir e difundir as estatísticas oficiais por forma a facilitar a elaboração de melhores politicas e a tomada de decisões acertadas, o INE tem vindo, ao longo destes anos, a cumprir esse desiderato, com forte aposta nas estatísticas de qualidade, pertinentes e oportunas.

No âmbito desta comemoração, foi realizado, no dia 22 de dezembro, uma manhã de reflexão visando avaliar os progressos conseguidos, os constrangimentos enfrentados ao longos desses 25 anos e traçar novos desafios para os anos vindouros.

Este evento teve inicio com as palavras de boas-vindas do Sr. Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges e contou com a presença do Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha, Diretores e os colaboradores do INE.

O Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha, apresentou as grandes realizações do INE nos 25 anos, momento de reflexão sobre os caminhos percorridos durante todos esses anos.
Seguidamente, a Dra Emilia Monteiro, do Ministério da Saúde, apresentou o tema “Hábitos e estilos de vida Saudável na prevenção das Doenças Não transmissíveis”.
Na sequência, foi aberto um espaço de relaxação interna em que os colaboradores colocaram preocupações, criticas construtivas e questões de melhoria assim como desafios para os INE nos próximos anos. O Presidente respondeu às questões.

No final, foram momentos de convívio e confraternização entre todos que culminou com o corte de bolo dos 25 anos do INE.

É de realçar que durante estes anos, muitos desafios foram alcançados tais como a realização de 3 Censos da população e habitação, a produção das Contas Nacionais (mudança de base, contas regionais, contas da saúde, contas trimestrais, …), 2 inquéritos às Despesas e Receitas Familiares, 2 Inquéritos Demográficos e de Saúde Reprodutiva, vários recenseamentos (empresarial, agricultura, prisional, pescas, …), estatísticas do mercado de trabalho, de género, do setor informal, do turismo, da comunicação, dos preços, da conjuntura, dos transportes, do comércio externo, da governança, paz e segurança, entre outros.

Adicionam a estes resultados, a aprovação do Handbook em Estatísticas de Governança pela Comissão de Estatísticas das Nações Unidas, elaborado pelo Grupo Praia e liderado pelo INE de Cabo Verde, assim como a elaboração Matriz de Contabilidade Social. Importa salientar que estes resultados foram conseguidos graças à intensificação da cooperação com os parceiros nacionais e internacionais que têm respondido às solicitações do INE, apoiando técnica e financeiramente na melhoria da produção das estatísticas oficias do país.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados