INE, em parceria com o FNUAP-Cabo Verde, promove a socialização do Projeto V RGPH 2020

A sede das Nações Unidas recebeu, hoje, 22 de março, às 10H30, o encontro de socialização do Projeto do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH 2020), junto dos parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde. O referido encontro foi promovido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para População (FNUAP) e, teve como objetivo magno, apresentar o Projeto, recolher subsídios e analisar diferentes cenários de financiamento.

Na ocasião, as palavras de boas vindas foram proferidas pela Sra Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Dra Ulrika Richardson e a abertura foi feita pelo Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges. A apresentação do Projeto foi feita pela Dra Maria da Lurdes Lopes.

Após agradecer a presença dos parceiros, Ulrika falou da importância do V RGPG para Cabo Verde assim como as questões da complexidade e do elevado custo associados a uma operação desta natureza. Falou da problemática dos Dividendos Demográficos em Cabo Verde e da fase de transição demográfica que o país atravessa. Por último, fez várias propostas e pediu a colaboração de todos os parceiros neste projeto.

O último RGPH em Cabo Verde, ocorreu em 2010, tendo o INE sido a instituição pioneira em Africa na introdução do sistema eletrónico de coleta de dados do censo, sistema esse que tem vindo a aprimorar, com impacto substancial na rapidez e fiabilidade da informação recolhida. Desta experiência, resultou um Projeto “Centro de Referência”, que o INE de Cabo Verde integra juntamente com a ANSD do Senegal, IBGE, ABC do Brasil e FNUAP de Cabo Verde e do Brasil.

Para Osvaldo Borges, realizar o RGPH 2020 constitui um grande desafio para o INE. Referiu ainda que, em 2020, pretende consolidar os ganhos e as experiências de 2010 mas também continuar a inovar, garantindo a qualidade dos dados e respeitando as recomendações internacionais. Além dos resultados tradicionais de um Censo, o RGPH 2020 irá permitir produzir indicadores dos ODS e, ao mesmo tempo, disponibilizar informações de base para o cálculo de outros indicadores dos ODS produzidos pelos outros órgãos produtores de informação estatística em Cabo Verde. Dada à importância, dimensão, complexidade e insularidade do país, o RGPH 2020 requer uma boa organização, a participação de todos e avultosos recursos.

Foto_-1Foto_-6Foto_-20Foto_-16



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados