INE realiza Atelier sobre a “Gestão de dados para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS)

O INE, em colaboração com a Direcção Nacional do Planeamento e com o apoio da Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), realiza, de 23 a 27 de outubro, um Atelier sobre a “Gestão de dados para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) centrado nas Estatísticas do Ambiente”.

A sessão de abertura foi presidida pela Sra. Representante do Escritório do PNUD, Elisabete Mendes, com a presença do Presidente do INE, Osvaldo Borges, Diretora Nacional de Planeamento, Carla Cruz e Directora de Informação e Seguimento da Qualidade Ambiental da Direção Nacional do Ambiente, Alcina Almeida.

O Presidente do INE proferiu umas breves palavras de boas vindas enfatizando que “ pela parte do INE é com imensa satisfação que se realiza este atelier, atelier este de natureza iminentemente técnico e que irá permitir criar capacidades endógenas no país, habilitadas para trabalhar a problemática das estatísticas do ambiente, no quadro de vários compromissos nacionais, regionais e internacionais.”

No seu discurso, a Directora de Informação e Seguimento da DNA, Alcina Almeida, salientou que “ a DNA pela sua natureza representa um parceiro cimeiro no xadrez dos parceiros institucionais com competência e responsabilidades em matéria de estatísticas ambientais. Entendemos que a par do papel que a DNA sempre desempenhou neste contexto e, no momento que o país vive, dotado pelo novo ciclo de planeamento estratégico para o desenvolvimento, aumenta as nossas responsabilidades”.

Segundo a intervenção da Directora Nacional do Planeamento, Carla Cruz, este atelier chega num momento propicio, uma vez que nós estamos a finalizar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável que deverá cobrir 2017-2021, onde o ambiente é de fato um tópico transversal. Recebemos algumas propostas da DNA e que aceitamos e, reforçamos como sendo um dos objetivos principais do PEDS, entre os 4 objetivos, temos o de garantir a sustentabilidade económica e ambiental.”

Representante do Escritório do PNUD, Elisabete Mendes ao proferir o discurso oficial de abertura deste Atelier, referiu que “os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDS) têm merecido uma atenção especial levando em conta as suas vulnerabilidades intrínsecas e especificas, com pressão reduzidas num mercado muito limitado, vivendo consequências dramáticas de mudanças climáticas. Os PEIDS têm merecido uma atenção da comunidade internacional. A materialização dos Planos de Ação de Barbados e, a Estratégia de Maurícias e as recomendações de Samoa enfatizam a necessidade de se organizar os dados estatísticos, como um dos grandes estrangulamentos nesses países.”

É importante informar que Cabo Verde está na fase final da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) para o período 2017-2021, cujo processo passa pela integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Roteiro de Samoa.

Assim, a metodologia de Perfil de Vulnerabilidade e Resiliência do País (PVRP), está sendo considerada como uma ferramenta para promover essa integração. Nesse sentido, o desenvolvimento e/ou a seleção de um conjunto de indicadores adequados para avaliação das vulnerabilidades e resiliência do país em relação a cada um dos temas prioritários do Roteiro de Samoa são considerados como um passo crucial.

Desde 2016 que o país já dispõe de um documento metodológico para Estatísticas Ambientais que descreve as etapas necessárias para a implementação de um Sistema Integrado de Estatísticas do Ambiente (SIEA) com base no Quadro para o Desenvolvimento de Estatísticas do Ambiente (FDES 2013), sistema que permite produzir e rastrear os indicadores ambientais referenciados no PEDS, nos ODS e em outras iniciativas relevantes relacionadas com o meio ambiente.

Este atelier tem por objetivo treinar os técnicos nacionais para a implementação do Sistema Integrado de Estatísticas Ambientais (SIEA) e apoiar no desenvolvimento dos indicadores adequados para o seguimento do PEDS, levando em consideração o roteiro de Samoa e os ODS.

 

Foto-1 Foto-11

Foto-12 Foto-13



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Ambiente

Relacionados