INECV PARTICIPA NA IX CONFERÊNCIA DA ESTATÍSTICA DA CPLP E REUNIÃO DOS PRESIDENTES E DIRETORES GERAIS DA ESTATÍSTICA DA CPLP

O INE participou, de 05 a 06 de dezembro, em Portugal, na IX Conferência da Estatística da CPLP e Reunião dos Presidentes e Diretores-Gerais da Estatística da CPLP, conferência esta sob o tema “O Papel dos INE`s nos Novos Ecossistemas de Dados”.

Nesta conferência, os INE`s de Portugal, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau, estiveram representados pelos respetivos Presidentes/Diretores-Gerais e os restantes países por Diretores incumbidos de representar os referidos Presidentes. Também estiveram presentes os Responsáveis dos Serviços de Cooperação dos INE`s que têm um papel fundamental no seguimento das ações de cooperação entre os países membros. Nesta ótica, o INE de Cabo Verde fez-se representar pelo seu Presidente, João de Pina Cardoso e pela Coordenadora do Gabinete de Cooperação, Carmem Cruz.

No primeiro dia da conferência, foram debatidos dois temas:

  1. O primeiro tema, “Sistemas Estatísticos Nacionais (SEN): Experiências de Coordenação e Cooperação dos INE`s”, foi apresentado pelos INE`s de Angola, Guiné Equatorial e de Portugal. Após as apresentações, o debate centrou-se nas questões ligadas à coordenação estatística e também ao ambiente e os ODS.
  2. O segundo tema foi “Os Princípios Fundamentais do SEN”, cujas apresentações foram feitas pelos INE`s de Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique. No final das apresentações foram debatidos intensamente os princípios da imparcialidade, independência e confiança dos utilizadores nesse novo ecossistema de dados.

O segundo dia iniciou-se com as rondas dos Censos 2020, onde Brasil, São Tomé e Timor Leste apresentaram as suas experiências e as inovações introduzidas nesse processo, bem como os desafios e perspetivas futuras. Após as apresentações, o debate centrou-se na questão da recolha através da internet, a forma como é feita, a cobertura do Censo e as formas de debelar as recusas (que foram um dos grandes desafios desse processo).

Nesse mesmo dia:

  1. Teve lugar a Reunião dos Presidentes e Diretores-Gerais dos INE`s da CPLP, onde foi aprovada a ata da reunião anterior realizada em Malabo – Guiné Equatorial;
  2. Foi apresentada a Revisão do Programa de Capacitação Estatística dos SEN da CPLP para o período de 2019 a 2025;
  3. Foram apresentados os Projetos Emergentes e iniciativas de relevo e perspetivas e Prioridades Futuras de Cooperação Lusófona.

Esta Conferência Estatística e Reunião dos Presidentes e Diretores-Gerais dos INE`s da CPLP permitiu uma troca de experiências entre os INE`s e a partilha de boas práticas, bem como também, delinear as áreas de cooperação futuras entre os estados membros.

     

     

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados