GRUPO PRAIA NO UN WORLD DATA FORUM – SUIÇA ARTIGO: COMO MITIGAR AS LACUNAS EXISTENTES NA PRODUÇÃO DE ESTATÍSTICAS DE GOVERNANÇA?

O Grupo Praia em Estatísticas da Governança (Grupo Praia), criado durante a 46ª sessão da Comissão de Estatísticas das Nações Unidas (CENU), tem como principal objetivo, no seu segundo mandato (2020-2025), operacionalizar as recomendações contidas no Handbook on Governance Statistics, nomeadamente sobre as oito dimensões apresentadas no referido handbook. Neste sentido, o Grupo Praia irá estabelecer oito grupos de trabalho – co-liderados por um instituto de estatística de um país desenvolvido e outro em vias de desenvolvimento e apoiados por organismos internacionais – para cada uma das dimensões.

Durante o ano de 2021, foram definidos dois grupos de trabalho, a saber:

  • Non-discrimination and equality: co-liderados pelos Institutos Nacionais de Estatística do Peru e da Finlândia
  • Participation in Political and Public Affairs: co-liderados pelos Institutos Nacionais de Estatística da Tunísia e da Noruega

Assim, o Grupo Praia em colaboração com os INEs da Finlândia, Noruega, Peru e Tunísia e o Centro de Governança do PNUD em Oslo escreveram um artigo em que abordaram a urgente necessidade das estatísticas de governança oportunas e confiáveis.

O referido artigo serviu de base para apresentação virtual no United Nations World Data Forum realizado, de 3 a 6 de outubro de 2021, em Berna/Suiça, envolvendo o Presidente do INE de Cabo Verde e também Presidente do Grupo Praia, Doutor Osvaldo Borges, o Diretor do Centro de Governança do PNUD em Olso/Noruega, Dr. Arvinn Gadgil, e o Diretor Geral do Instituto Nacional de Estatística e Informática do Peru, Dr. Dante Rafael.

Para mais informações, leia o artigo na íntegra, através deste link:  https://unstats.un.org/unsd/undataforum/blog/now-is-the-time-to-close-gaps-in-governance-statistics/ .

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados