PONTO DE SITUAÇÃO DAS CONTAS DA SAÚDE 2017-2018

Hoje, dia 28 de janeiro, o Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges, e o Diretor do Departamento das Contas Nacionais, Dr. João de Pina Cardoso, reuniram-se com a atual equipa técnica das Contas da Saúde para se inteirarem do ponto de situação dos trabalhos relativos à finalização das Contas da Saúde de 2017-2018 que deverá acontecer entre março e abril de 2022.

As Contas da Saúde são uma ferramenta extremamente importante porque permitem aos decisores monitorar e avaliar o financiamento público, privado e outras fontes externas realizado no setor da saúde, facilitando assim, a formulação e a implementação de políticas eficazes.

Recorda-se que, de 2016 a 2021, conseguiu-se recuperar e produzir as Contas da Saúde que estavam em atraso nomeadamente de 2012 a 2014, de 2015 a 2016 e de 2017 a 2018 (em fase de finalização). Brevemente, será apreciado e validado o Roteiro para a produção das Contas da Saúde 2019-2020. O processo de elaboração está alicerçado no novo Manual Metodológico da OMS 2011 para as Contas da Saúde, trazendo, deste modo, melhorias em termos de medição das despesas da saúde e de análise de fluxo de financiamento.

A produção das Contas da Saúde representa uma forte parceira institucional entre o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Ministério de Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde. Além dos responsáveis atrás referidos, estiverem presentes na reunião os profissionais do Ministério da Saúde (Dra Lidia Ferreira, Dra Alina Mendes, Dra Kira Rodrigues, Dra Silvia Maques e Dr. Ostelino Moreira) e do INE (Dra Aryana Cardoso).

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados