APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PRELIMINARES DO II IDNT – 2020

Teve lugar, no dia 7 de outubro, a cerimónia de apresentação dos resultados preliminares do II Inquérito de Doenças Não Transmissíveis (IDNT) realizado pelo MSSS e INE em parceria com a OMS.  É de recordar que o II IDNT tem como objetivo primordial a disponibilização de informações sobre a prevalência e o perfil epidemiológico dos principais fatores de risco das DNT em Cabo Verde.

A abertura oficial foi feita pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.  O Representante da OMS em Cabo Verde, Hernando Agudelo, e o Presidente do INE, Osvaldo Borges, discursaram também nesta cerimônia.

O Presidente do INE, na sua intervenção, realçou a “responsabilidade técnica do INE, particularmente, no desenho do plano amostral, na discussão e definição metodológica, no apoio informático e disponibilização do servidor, na produção de mapas, nas ações de formação e supervisão quer no inquérito piloto quer na recolha principal e, por último, no apuramento e tratamento dos resultados. Igualmente, frisou a colaboração que o INE tem tido com o MSSS e que permitiram realizar, a partir de 2017, importantes inquéritos mormente o Inquérito de Doenças Não Transmissíveis em 2020 (o último foi 2007), o Inquérito Demográfico de Saúde Reprodutiva realizado em 2018 (o último foi em 2005) e os Inquéritos relativos à produção das Contas da saúde de 2012-2016 (2017-2018 em curso), fazendo com que o sector da saúde em Cabo Verde tenha indicadores atualizados para a formulação, monitorização e avaliação de políticas públicas.

Os resultados do II IDNT estarão disponíveis no site do MSSS.

Foto_-2 Foto_-4

Foto_-17 Foto_-21



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados