WEBINAR – DIA AFRICANO DE ESTATÍSTICA

Comemorou-se dia 18 de novembro, o Dia Africano de Estatística, este ano sob o lema “Modernizar os sistemas estatísticos nacionais para fornecer dados e estatísticas tendo em vista a manutenção da paz e o desenvolvimento sustentável em África”, de acordo com as diretrizes da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA). Segundo a UNECA, este lema visa sensibilizar os decisores, os parceiros técnicos e financeiros, os produtores de dados, os investigadores e o público em geral sobre a importância crucial das estatísticas das governança e das estatísticas socioeconómicas para atingir os objetivos de uma África sem conflitos. Paz, segurança e desenvolvimento socioeconómico devem ser objeto de uma busca simultânea para que “silenciar as armas” seja uma realidade em todo o continente africano.
A pandemia da COVID-19 expôs as fraquezas de muitos sistemas estatísticos, incluindo as limitações na recolha de dados estatísticos através de métodos tradicionais. Os governos estão implementando várias estratégias para conter a pandemia que, em muitos casos, estas estratégicas têm dificultado o fornecimento oportuno de dados estatísticos necessários para a tomada de decisão. Assim, urge modernizar os Sistemas Estatísticos Nacionais usando novas tecnologias e novas fontes de dados para maximizar a eficiência no fornecimento de dados e estatísticas que efetivamente serão necessários para apoiar o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica na África. Em Cabo Verde, este processo está numa fase bem avançado. Iniciou-se com a modernização da legislação estatística, todas as operações estatísticas estão a ser informatizadas e está-se a trabalhar no aproveitamento de dados administrativos.
Durante o evento, foram apresentados vários temas, a saber: Código de Boas Praticas na produção das estatísticas Oficiais; Modelo Padrão de Processo de Produção das Estatísticas Oficiais; ERETES: uma inovação na produção das Contas Nacionais em Cabo Verde; Alinhamento entre as Agendas 2030 (Mundial) e 2063 (Africana): caso dos indicadores estatísticos em Cabo Verde.
A sessão de abertura foi presidida pelo Sr. Presidente do Conselho Nacional de Estatística, Dr. Raimundo Lopes, e de encerramento pelo Sr. Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges. Estiveram presentes profissionais do Sistema Estatístico Nacional e de outras instituições que produzem informação estatística.


Estatisticas por Temas Relacionados:

  • Notícias

Relacionados