ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO CENTROS DE REFERÊNCIA FASE II –

Decorreu na cidade da Praia, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro do corrente ano, o Seminário de Divulgação do Projeto Centros de Referência – Fase II. Estiveram presentes a equipa do Comité Técnico constituída pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA – Brasil), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INECV) e pela Agence Nationale de la Statistique et de la Démographie (ANSD) do Senegal, e representantes de países como Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné Bissau, Mauritânia, Egipto, Níger e Nigéria.

O balanço feito sobre o seminário foi muito positivo. Durante o evento, houve ampla partilha de experiências e conhecimentos na utilização da coleta eletrónica de dados nos censos, tendo havido grande demostração de expertise neste domínio. Os países presentes manifestaram interesse em fazer parte do projeto Centros de Referência, especificamente na apropriação dos conhecimentos partilhados.

A sessão de encerramento oficial teve lugar no dia 01 de fevereiro, e foi presidida pelo Vice-Presidente do INECV, Dr. Fernando Rocha, que na sua intervenção, enfatizou a necessidade de integração de países anglófonos no projeto. Igualmente, deu realce a uma materialização eficaz do projeto e á sustentabilidade do mesmo, onde se espera o engajamento do UNFPA regional, Afristat, União Africana e CEDEAO.

É importante enfatizar que a Fase II do Projeto Centros de Referência (2023-2024) foca na execução da etapa de desenvolvimento da sustentabilidade da Fase I do projeto. Tem por objetivo acompanhar e apoiar a atuação dos Institutos Nacionais de Estatística de Cabo Verde e do Senegal, no compartilhamento dos conhecimentos adquiridos para novos países da região, orientados pelos princípios da Cooperação Sul-Sul, e assim, criando novos Centros de Referência.

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados