LANÇAMENTO PÚBLICO DO PROJETO DO MAPEAMENTO DA DIÁSPORA CABO-VERDIANA

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Comunidades, fez  ontem, no Palácio do Governo, o lançamento público do Projeto do Mapeamento da Diáspora Cabo-verdiana, o evento foi presidido por Sua Excelência o Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, e contou com a presença da Diretora do Banco Mundial, Dra Keiko Miwa, para os Países da Africa Ocidental e Central, que fez uma intervenção.

Durante o evento, a Coordenadora da Divisão de Recenseamentos e Inquéritos Especiais, Dra. Elga Tavares, fez a apresentação do Projeto mencionado, em seguida, o Ministério das Comunidades, o INE e a Unidade de Gestão de Projetos Especiais assinaram o protocolo que estabelece as condições de financiamento do Projeto de Mapeamento da Diáspora Cabo-verdiana.

O Mapeamento da Diáspora Cabo-verdiana é um dos objetivos do Programa “Diáspora Cabo-verdiana – Uma Centralidade”, um dos seis programas do Objetivo Estratégico 4 (Pilar Soberania) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável II.

Através de Resolução do Conselho de Ministros, o Governo aprovou, no ano de 2023, o início do processo do Mapeamento da Diáspora Cabo-verdiana, com “o objetivo principal recolher dados da Diáspora Cabo-verdiana para a produção de estatísticas oficiais no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, de modo a permitir conhecer o perfil sociodemográfico, económico e a distribuição geográfica da Diáspora Cabo-verdiana em todos os países de acolhimento, tendo em vista a sua integração no processo de desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.”

O Governo elegeu o INE, enquanto principal autoridade estatística do país, como a entidade responsável pela realização do Mapeamento da Diáspora Cabo-verdiana, além da intervenção do Ministério das Comunidades, enquanto entidade promotora do Projeto, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, que prestarão o apoio que se revelar necessário ao INE, durante a realização do referido Mapeamento.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados