INE RECEBE VISITA DE UMA DELEGAÇÃO DO INE DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NO ÂMBITO DO CENSO DA POPULAÇÃO E HABITAÇÃO

Enquadrada na cooperação Sul-Sul, o INE recebe, de 03 a 07 de julho do corrente ano, a missão de uma delegação de São Tomé e Príncipe (INE-STP) constituída pela Diretora Geral, Dra. Elsa Cardoso e pelo técnico da área de informática, Dr. Luykes Varela. O objetivo da missão é conhecer a experiencia do INECV na realização do Censo em todas as suas fases, com especial ênfase para a área de informática.

O INE-STP, com o apoio do Banco Mundial, vai realizar o V Recenseamento Geral da População e Habitação em 2024.  O INE-STP tem vindo a preparar-se desde o ano 2022 para o Censo e, este ano, irão iniciar o processo do Censo 24 com a Atualização Cartográfica.

É importante salientar que, o INECV com o Censo de 2010 substituiu a recolha de dados dos questionários em formato papel para a recolha com utilização do computador de mão ou Personal Digital Assistent (PDA).  Ainda durante o período intercensitário, modernizou a plataforma tecnológica com a introdução de tabletes no processo de recolha, desenvolvimento de novos aplicativos moveis e sistema de supervisão.   Com o Censo 2021, aprimorou e consolidou toda a infraestrutura tecnológica, integrando-se um sistema de gestão de inquéritos com um sistema de informação geográfica, possibilitando ao INE realizar, ao mesmo tempo, vários inquéritos num ambiente totalmente digital, trazendo ganhos de qualidade em todo o processo estatístico.



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados