ABERTURA DA FORMAÇÃO DOS AGENTES CARTÓGRAFOS PARA A ATUALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E O PRÉ-RECENSEAMENTO EM S. VICENTE

O INE iniciou, no dia 20 de maio, em S. Vicente a Formação dos Agentes Cartógrafos para a Atualização Cartográfica e o Pré-Recenseamento que irá decorre até 30 de maio e destina-se aos agentes de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau.

A sessão de abertura foi presidida pela Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Fernanda Vieira, e contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de S. Vicente, Dr. José Carlos da Luz e do Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges.

O Presidente do INE, Osvaldo Borges, no seu discurso, falou da importância do RGPH 2020 para o país, como a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população e habitação e, igualmente, a maior fonte por excelência de produção dos indicadores necessários para responder aos compromissos nacionais e internacionais. Abordou o processo de recrutamento desses agentes e pediu o forte engajamento e profissionalismo dos mesmos. Explicou a pertinência da formação em São Vicente, tendo reunindo agentes de São Antão e de São Nicolau. Informou da contribuição do Governo de Cabo Verde e dos parceiros de desenvolvimento, designadamente, o FNUAP, a Cooperação Espanhola e maioritariamente a União Europeia, para esta fase. Ainda, recordou da necessidade de mobilização de recursos financeiros as fases subsequentes.

Na sua intervenção, o Vereador da Câmara Municipal de S. Vicente, Dr. José Carlos da Luz, referiu o papel dos agentes de terreno com uma peça de extrema importância na produção de dados fiáveis, e apelou o engajamento de toda a equipa, dedicação, empenho e zelo para que se possa ter um produto final de elevada qualidade, visto que, os indicadores que irão ser produzidos serão fundamentais para o seguimento e avaliação do PEDS e dos ODS. Demonstrou total abertura da Câmara Municipal em apoiar onde for possível.

A Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Fernanda Vieira, no seu discurso de abertura, enfatizou a importância do RGPH-2020 para Cabo Verde, pois permitirá ter dados atualizados para o diálogo entre decisores públicos a nível central e local, bem como entre o governo e seus parceiros de desenvolvimento. Também enfatizou a importância da Atualização Cartográfica e do trabalho dos agentes cartógrafos no terreno que requerem uma adequada formação por forma a melhor os capacitar para a recolha.

É importante salientar que, uma das etapas importantes da preparação do VRGPH-2020 é a Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento que consiste em georreferenciar, caraterizar e inventariar todos os edifícios, alojamentos e equipamentos coletivos existentes no país e também solicitar algumas informações junto dos agregados familiares.  A recolha de dados no terreno irá decorrer de maio a outubro do corrente ano.

DSCF6153 DSCF6159

DSCF6188DSCF6206



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados