ATELIER DE APRESENTAÇÃO DOS TEMAS DO V RECENSEAMENTO GERAL DA POPULAÇÃO E HABITAÇÃO (RGPH-2021)

O INE realizou, hoje, 15 de novembro, o Atelier de Apresentação dos Temas do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021). A sessão de abertura foi presidida pela Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado das Finança, Dr. Alcindo Mota, com a presença do Sr.  Presidente do INE, Dr. João de Pina Cardoso.

Este Atelier teve por objetivo disseminar os principais temas analisados junto dos parceiros e dos principais utilizadores de informação estatística.  Para além da apresentação da síntese dos relatórios temáticos: Criança, Migrações, Estrutura da População, Jovens e Marcado de Trabalho, Deficiência, Educação e Formação Profissional, Idoso e Envelhecimento da População, etc, pela Dra Ana Angelina Gomes, da Unidade de Metodologia do Censo 2021, foi  apresentado também um tema pelo Doutor Kaizô Beltrão, Consultor brasileiro Doutorado em Demografia que debruçou sobre os resultados do Censo 2021 e seus impactos nos indicadores Demográficos e Sociais do País. O Sr. Kaizo Beltrão apoiou tecnicamente o Censo 200 e o de 2021.

É importante informar que V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021) foi realizado de 16 a 30 de junho de 2021, seguindo diretrizes nacionais e as recomendações das Nações Unidas em matéria de realização dos Recenseamentos de População de dez em dez anos, constituindo-se, assim, a maior operação estatística realizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021.

Os resultados do RGPH-2021 têm imensurável importância, uma vez que permitem facilitar o diálogo entre as autoridades a nível central e local, assim como entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento, sobretudo na formulação, seguimento e avaliação de políticas e estratégias públicas, mormente o PEDS. Também faculta, entre outros, indicadores para os compromissos internacionais nomeadamente as Agendas, a Mundial 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Africana 2063.

As principais publicações podem ser acedidas através do link https://ine.cv/censo-2021/



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados