Encerramento da Capacitação dos “Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados em África”.

No âmbito da capacitação dos Centros de Referência, teve lugar no INECV de 20 de novembro a 01 de dezembro, uma formação dirigida aos técnicos do INE e da Agência Nacional de Demografia e Estatística do Senegal (ANSD), ministrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio do FNUAP-Brasil e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Durante a formação foram ministrados vários módulos designadamente Cooperação Sul-Sul, Formação de pessoal para censo com coleta electrónica, Mapeamento censitário aplicado à coleta electrónica, Infraestrutura tecnológica: metodologia para uso de coleta electrónica de dados, Questionário electrónico, acompanhamento e controle, Sensibilização da sociedade, Disseminação de dados e Cooperação / Orientações para a Cooperação Piloto.

A sessão de encerramento teve lugar no dia 01 de dezembro e contou com a presença do Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges, Sr. Representante do FNUAP-Brasil, Vinícius Monteiro e a Sra. Represente do IBGE, Luciana Prazeres.

No seu discurso a Sra. Represente do IBGE enfatizou que “é um prazer estar a chegar ao fim desta etapa depois de muito trabalho, vários encontros de concertação e muito planeamento. Foi um esforço muito grande do pessoal do IBGE para preparar este treinamento, no momento em que está a decorrer o Censo Agropecuário no Brasil, mas foi um grande prazer estar aqui a repassar na nossa experiência na coleta electrónica de dados. Foi uma troca intensa de conhecimentos e experiência entre as equipas do IBGE, INE, FUAP e ANSD, e estamos certo de que este Centro de Referencia está a trilhar os caminhos certos.”

O Representante do FNUAP-Brasil agradeceu o envolvimento de todos neste projeto, enalteceu a equipa do IBGE pelo trabalho desenvolvido, a equipa do ANSD e do INE pelo envolvimento ativo, o governo do Brasil e o FNUAP, como parceiro deste projeto, por esta indiciativa. Também agradeceu pela oportunidade e pelo muito aprendizado que teve durante essas duas semanas em Cabo Verde e enfatizou que “estamos certos que o ANSD e o INE estão prontos para dar inicio a replicação dos conhecimentos junto dos países que solicitaram o apoio na realização do Censo com coleta electrónica de dados.”

Segundo o Presidente do INE “é importante agradecer a todos os parceiros aqui presentes e envolvidos neste projeto. Convém frisar que estamos a terminar esta fase com muito orgulho, depois de um percurso árduo percorrido para conseguir implementar este projeto dos Centros de Referencia em Cabo Verde e Senegal. Estamos certos de que este projeto dará bons frutos e que a multiplicação trará ganhos para os países recetores e para os próprios centros. Também foi bom para nós que estamos a preparar o censo da população de 2020, uma vez que conseguimos identificar aquilo que menos funcionou anteriormente, e que precisamos melhorar, e os aspetos que funcionaram e que precisamos preservar e aperfeiçoar.”

É importante realçar que o após esta capacitação, entrar-se-á na segunda fase deste projeto que consiste na multiplicação desta capacitação junto dos países que solicitarem apoio para a implementação de um censo digital.

Foto-1 Foto-5

Foto-18 Foto-20

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados