III REUNIÃO DOS COMITÉS TÉCNICOS E GESTORES DO PROJETO CENTROS DE REFERÊNCIA EM CENSOS COM COLETA ELETRÔNICA DE DADOS

Teve lugar, 07 a 09 de maio de 2019, no Brasil, a 3ª Reunião dos Comités Técnicos e Gestores do Projeto Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrônica de Dados, organizada pela ABC, Agencia Brasileira de Cooperação em parceria com o UNFPA-BR, Fundo de População das Nações Unidas e com o IBGE, Instituto Brasileiro da Geografia e Estatística.

Esta reunião foi essencialmente para definir e validar o plano para 2019 e 2020; melhorar a estratégia de comunicação dos centros e mecanismos para engajamento de novos parceiros; revisar e validar a proposta de revisão substantiva e consequentemente sua validação e preparar o cronograma para os repasses da metodologia pelos centros de referencia aos países demandantes.

Foi realizado, no inicio dos trabalhos, uma avaliação das ações desenvolvidas no ano de 2018, com apresentações de reflexões, resultados alcançados, desafios e estratégias pelas representações de Cabo Verde e Senegal.

 As grandes constatações que se depreenderam das discussões foram essencialmente de procedimento e formas, isto é, que devemos incitar e melhorar substantivamente a comunicação intra e inter os parceiros e potenciais.

Foi igualmente avaliado de forma positiva o impacto da capacitação realizado pelo IBGE aos institutos de Cabo Verde e Senegal, apesar de ainda as atividades de repassagem não iniciarem, os centros têm recebido bastantes solicitações, até ao momento um total de 9 países.  Cabo Verde e Senegal avaliam a cooperação com o Brasil de forma exemplar e fundamental para o desenvolvimento e afirmação dos dois institutos. Em relação às demandas que chegam ao projeto, direta ou indiretamente, foram percebidos como aspetos para desenvolvimento a comunicação interna entre os parceiros, de forma a possibilitar a troca de informações sobre as demandas e, se for o caso o apoio entre centros no atendimento das solicitações. Foi também apresentada uma lista de eventos estratégicos para 2019 e potenciais parceiros para o projeto. A lista deverá ser complementada e atualizada para que o projeto possa definir eventos mais estratégicos para a participação.

Foto1 Foto2



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados