INE reúne-se com a Plataforma da Comunidade Africana Residente em Cabo Verde

No âmbito da preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação 2020 ( V RGPH 2020), o INE reuniu-se, no dia 12 de junho, com a Plataforma da Comunidade Africana Residente em Cabo Verde. O objetivo do encontro foi de definir uma estratégia de atuação para permitir que a população imigrante africana seja recenseada na sua totalidade em 2020.

Durante o encontro o Presidente da Plataforma da Comunidade Africana demonstrou todo o seu empenho em apoiar o INE, através dos seus lideres em todas as ilhas de Cabo Verde, na sensibilização dessa população, demostrou também a possibilidade de realização de encontro nas ilhas onde há maior concentração da população africana imigrante, como o caso de Santigo, S. Vicente, Sal e Boavista.

É importante salientar que no V RGPH 2020 serão recenseadas toda a população que no momento se encontra em Cabo Verde, os residentes presentes e os residentes ausentes nos alojamentos familiares e coletivos. Neste sentido, todos os imigrantes serão recenseados. Os resultados do Censo 2020 permitirão conhecer o perfil dos imigrantes em Cabo Verde, designadamente as suas caraterísticas demográficas (sexo, idade, concelho de residência, local de nascimento, etc), condições de vida (acesso a agua, eletricidade, saneamento, etc.) e emprego (situação na profissão, vinculo laboral, inscrição no INPS, etc.), entre outras.

Conforme o Presidente dessa Plataforma, toda a informação que será disponibilizada, permitirá à Plataforma definir politicas, projetos e programas de intervenção em beneficio a essa população em especifica. É nesta senda que envidarão todos os esforços no sentido de apoiar o INE durante todas as fases da realização do V RGPH 2020, desde a cartografia até o censo propriamente dito.

P1033676 P1033682

P1033683 P1033688



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados