LANÇAMENTO OFICIAL DA SUBVENÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA E ENCERRAMENTO FORMAÇÃO DOS AGENTES CARTÓGRAFOS

O INE realizou, hoje, dia 23 de maio, a cerimónia de Lançamento Oficial da Subvenção da União Europeia e Encerramento da Formação dos Agentes Cartógrafos da Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento.

Este ato foi presidido pela Sua Excelência a Sra. Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Doutora Sofia Moreira de Sousa e contou com a presença da Sra. Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Dra.  Dolores Rios Peset   e a Sra.  Gestora do Programa Crescimento Inclusivo, Emprego e População do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, Dra. Adelaide Ribeiro, e o Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges.

Durante a cerimonia foi apresentada a subvenção da União Europeia pela Dra Maria Gorete Carvalho, Diretora de Administração do INE e também a operação Atualização Cartográfica e Pré-recenseamento pelo Dr. Adylson Sousa, da Unidade de Cartografia do Gabinete do  Recenseamento Geral da População e Habitação ( RGPH-2020).

A convenção de financiamento entre a União Europeia e Cabo Verde com recurso do 11º FED prioriza a Boa Governação como um dos objetivos estratégicos para o desenvolvimento de Cabo Verde. Neste contexto, a melhoria da produção das estatísticas oficias (apoio ao INE) consta dessa convenção, visando o reforço do Sistema Estatístico Nacional.

Sendo a Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento maioritariamente financiada pela União Europeia, pretendeu-se efetuar o Lançamento Oficial desta Subvenção e também aproveitar a oportunidade para o encerramento da formação dos Agentes Cartógrafos para a Atualização Cartografia e Pré-Recenseamento que iniciou na Praia no dia 13 de maio, com o objetivo capacitar os agentes cartógrafos na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos necessários para um efetivo processo de recolha de dados relativos aos edifícios e agregados familiares.

É importante frisar que a Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento são atividades preparatória do RGPH-2020 e consistem em georreferenciar, caraterizar e inventariar todos os edifícios, alojamentos e equipamentos coletivos existentes no país e também solicitar algumas informações junto dos agregados familiares.

Esta operação contou, também, com o financiamento do Governo de Cabo Verde e outros parceiros de desenvolvimento designadamente, o FNUAP e a Cooperação Espanhola.  O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apoiou tecnicamente.

_1266705Foto _1266404Foto

_1266412Foto _1266431Foto



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados