Reunião do Comité Técnico e 2ª Reunião do Comité Gestor do Projeto Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrónica de Dados em África

 Realiza-se, de 20 a 24 de fevereiro, na Praia, a Reunião do Comité Técnico e a 2ª Reunião do Comité Gestor do Projeto Centros de Referência em Censos com Coleta Electrónica de Dados em África.

O Comité Gestor do Projeto (CGP) é encarregado pela supervisão, coordenação e acompanhamento dos trabalhos executados, no âmbito do projeto Centro de Referência. Esse Comité é integrado por representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do FNUAP, e também representantes do INECV e da Agência Nacional de Demografia e Estatística do Senegal (ANSD).

Como é do vosso conhecimento, teve lugar, de 20 de novembro a 01 de dezembro, na Praia, uma formação dirigida aos técnicos do INE e da Agência Nacional de Demografia e Estatística do Senegal (ANSD), ministrada pelo IBGE, que consistiu na passagem de conhecimentos, experiências, nomeadamente os aspetos metodológicos de recolha de dados com dispositivos móveis e que serviu como instrumento para o fortalecimento de suas capacidades estatística em matéria de realização dos recenseamentos.

Na sequência desta formação, o Comité Gestor reúne-se na Praia com o objetivo de avaliar essas ações de formações, realizadas em Cabo Verde e no Senegal, e também elaborar uma estratégia de comunicação para sensibilizar os países a aderirem ao projeto, no âmbito da ronda dos Censos 2020.

A sessão de abertura contou com a presença da Sra Coordenadora Residente dos Sistema das Nações Unidas, Ulrika Richardon; Sr. Representante do FNUAP-Brasil, Jaime Nadal Roig; Sra Representante da ABC, Cecília Malaguti; Sr. Presidente do INE, Osvaldo Borges e Sra Representante do IBGE, Luciana Prazeres.

Na sua intervenção, o Sr. Presidente do INE enfatizou que “o INE de Cabo Verde, enquanto uma das instituições que acolhe este Projeto, e no âmbito dos seus compromissos internacionais designadamente da liderança do Praia Group em Estatísticas da Governança e da recente integração como membro efetivo do Conselho de PARIS21, compromete-se a sensibilizar os países a aderirem a esta inovadora iniciativa, no âmbito da ronda dos Censos 2020”

A Sra Representante do IBGE, deu as boas-vindas e salientou que “espero que nesses próximos dias possamos fazer um balanço do que foi aquela etapa mais importantes até agora do projeto, a formação dos dois INEs, e aprofundar um pouco as nossas próximas ações para segunda etapa do projeto dessa cooperação(…), também nos possamos discutir e aprofundar  algumas outras questões  inerentes   ao Centro que vão ser fundamentais juntos dos membros de Comité Gestor de forma a  dar sustentabilidade ao Centro e conseguimos abrir caminhos a partir dessa iniciativa tão  promissora e importante.”

Na sua explanação, a Sra Representante da ABC realçou que “(…) ao ampliar as nossas parcerias, verificamos e identificamos a necessidade dos mais audaciosas, e pensamos nesse projeto que poderia, de uma maneira mais estruturante, desenvolver a capacidade do continente por meios dos Centros de Referencia. Ele tem risco claro, mais  acho que este Comité, tanto técnico quanto gestor, justamente são instâncias que  possibilitem discussão e definição de como avançar, por isso é que estamos aqui Senegal, Cabo Verde, Governo Brasileiro e UNFPA.”

Sr. Representante do FNUAP-Brasil referiu “o quanto é oportuno este projeto. Estamos cientes que no ano de 2015, a comunidade internacional adotou um novo marco, um novo paradigma de cooperação de desenvolvimento através dos ODS. São um conjunto de objetivos e, entre eles, poderiam incluir mais um objectivo, um ODS 18 ( Reforço do Sistema Estatístico), um objetivo que seria muito abrangente, com metas inter-relacionadas, e precisamos, necessariamente, de dispor de um sistema estatístico forte, abrangentes e com capacidades estatísticas reforçadas. Para isso, a coluna vertebral do sistema estatístico é o Censo, e este precisa ser reforçado com a incorporação de novas metodologias de recolha de dados”.

No seu discurso de abertura desta reunião, a Sra Coordenadora Residente dos Sistema das Nações Unidas referiu que “os membros do Comité aqui presentes sabem muito bem que o sucesso dos ODS depende das grandes operações que vão ser realizadas, da recolha e do uso de dados confiáveis e de qualidades, e aqui o Censo tem um papel fundamental. Sabemos que muitos são os países que tem o seu Censo planificado para 2020, e Cabo Verde também. Tivemos recentemente uma reunião com o INE sobre esse trabalho, é um trabalho muito complexo e que requer muita preparação, por isso há uma sensação de urgência, e que já começa a dar fruto (…)”

É importante realçar que a segunda fase deste projeto consiste na multiplicação desta capacitação junto dos países que solicitarem apoio para a implementação de um censo digital. Por isso, é importante traçar uma estratégia de comunicação para sensibilizar e incentivar os países a apostarem fortemente na utilização das novas tecnologias na ronda dos Censos 2020, visando a produção de dados com qualidade.

Estão presentes nesta reunião representantes da ABC, Agência Nacional de Demografia e Estatística do Senegal (ANSD), do IBGE, INE de Cabo Verde, FUAP-Brasil, Senegal e Cabo Verde.

É importante informar que Cabo Verde, através do Instituto Nacional de Estatística, foi um dos países escolhido, a par do Senegal para albergar um dos dois centros de referencia (CR) em censos com coleta electrónica de dados em África.

Essa iniciativa responde, ademais, aos anseios descritos no documento sobre a Posição Comum do Continente Africano para a agenda de desenvolvimento pós-2015 (CAP) e coaduna para o alcance das metas de desenvolvimento de longo prazo estabelecidas em consenso pelos países e previstas no documento “Visão África 2063.

Foto_-2 Foto_-6

Foto_-14 Foto_-15

 



Estatisticas por Temas Relacionados:

  • População e censo

Relacionados