Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e a Equidade de Género (ICIEG) - tem a competência de coordenar as atividades de promoção da igualdade de género. Trabalha em estreita articulação com outros sectores públicos, com ONG’s e os municípios. No cumprimento do seu mandato elabora os Planos Nacionais de Promoção da Igualdade de Género. Monitoriza o desenvolvimento da situação e faz a gestão corrente do Observatório de Género.
Instituto Nacional de Estatística (INE) - integra o núcleo do observatório de género e fornece os dados quantitativos que alimentam o mesmo. É a instituição nacional que recolhe os dados ao nível dos sectores, elabora os indicadores macroeconómicos e as contas nacionais. É a estrutura responsável pelos recenseamentos demográficos da população e da habitação, a partir dos quais elabora as projeções demográficas e da saúde, Inquéritos Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR), o Inquérito das Despesas e Receitas Familiares (IDRF), sobre os indicadores de bem-estar e de medição da pobreza, entre outros. Os dados dos censos e inquéritos são divulgados e desagregados por sexo.
A ONU MULHERES de Cabo Verde - apoia financeira e tecnicamente a promoção da igualdade de género no país. Estimula a cooperação Sul – Sul para a troca de know-how e boas práticas na produção de dados e indicadores de género. O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é também parceiro financeiro e técnico da iniciativa de criação do Observatório da Igualdade de Género.